quarta-feira, 3 de maio de 2017

Prêmio Jabuti e os Quadrinhos

Hoje os quadrinistas, editores, leitores e entusiastas de Quadrinhos em geral receberam uma excelente notícia! 

O Prêmio Jabuti, mais importante prêmio literário do Brasil, ganhou uma nova categoria para contemplar produções na nossa tão amada linguagem. Isso aí, agora o Jabuti vai premiar HQs! 

Isso foi resultado de uma campanha muito bacana, encabeçada pelo Wagner William:
"No início deste ano, um movimento que reuniu autores, editores, jornalistas e fãs pediu ao Prêmio Jabuti (o mais importante prêmio literário do Brasil) a criação de uma categoria para Histórias em Quadrinhos. Inclusive, um abaixo-assinado on-line foi realizado (veja aqui), e contou com o apoio de mais de duas mil pessoas. (UniversoHQ)"

Do comunicado oficial do Jabuti: "A Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora do Prêmio Jabuti - o mais tradicional e prestigiado do livro brasileiro, anunciou no mês passado Luiz Armando Bagolin como novo curador da premiação. Consagrado acadêmico da Universidade de São Paulo e responsável pela direção da Biblioteca Mário de Andrade entre 2013 e 2016, Bagolin chega para trazer uma visão atual e assumir novos desafios com o Jabuti.

Nesta edição de 2017, duas novas categorias se juntam às vinte e sete já existentes: “História em Quadrinhos” e “Livro Brasileiro Publicado no Exterior”. Segundo o curador, a criação dessas categorias demonstra esse novo momento que o prêmio e a literatura estão vivendo: “Existem várias formas de contar uma mesma história. Ela pode vir por desenhos, por palavras, em português, em outras línguas. O importante é valorizarmos todas essas formas de contar. Criar essas novas categorias era essencial para mostrarmos a força de nossa produção editorial, representada pela riqueza que o brasileiro produz”.

A “História em Quadrinhos”, que anteriormente era contemplada pela “Adaptação”, passa a ter uma categoria dedicada exclusivamente para ela. Poderão ser premiados livros compostos por histórias originais ou adaptadas, contadas por meio de desenhos sequenciais, definidas pela união de cor, mensagem e imagem. Por conta de sua criação, a categoria “Adaptação” deixa de aceitar história em quadrinhos. "


Fora da categoria "Adaptação", as obras em Quadrinhos competiam em outras categorias, claro, e acredito que continuem competindo igualmente, como "Ilustração".


É uma vitória para o mercado nacional de Quadrinhos. Um prêmio do porte do Jabuti abraçar nossa linguagem é um aval importante da indústria editorial inteira. Obviamente, Quadrinhos não são Literatura: são uma linguagem própria. Mas termos uma categoria própria no Jabuti mostra quanto nossa produção está madura, efusiva, profissional, mesmo quando é independente.

O espaço das HQs no Jabuti só cresceu nos últimos anos. Eu e o Felipe Greco tivemos a honra de ter nossa adaptação de Dom Casmurro (publicada em 2013 pela Devir) premiada no Jabuti em duas categorias: 2º lugar em "Ilustração" e 3º lugar em "Didático e Paradidático", onde competimos com obras literárias tradicionais e também outras HQs. 

Prêmio Jabuti é o mais importante prêmio literário do Brasil. Lançado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro quando presidia a Câmara Brasileira do Livro.

As inscrições para o 59º Prêmio Jabuti começam no próximo dia 18 de maio, e poderão ser realizadas diretamente pelo http://premiojabuti.com.br/.



Veja a notícia e as informações completas no UniversoHQ e também no PublishNews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário